domingo, 21 de outubro de 2012

8 - Toxicologia X Cosméticos




Os cosméticos sempre estiveram presente na vida de todas as pessoas desde os povos mais antigos, que usavam extratos de flores, minerais e corantes, tudo em prol da beleza. Porém o universo que envolve milhares indústrias e um dos setores mais lucrativos do mundo, nem todos produz e faz os testes corretamente para a verificação da qualidade e segurança do produto.
È muito importante na hora da escolha desde um sabonete até um creme rejuvenescedor, por exemplo, devem ser escolhidos de empresas que são reconhecidas e que tem os produtos provados por órgãos como a Anvisa. Isso se deve que muitos componentes dos cosméticos são tóxicos para o organismo se ingerido, o que pode acontecer quando há absorção pela pele, mucosa ou mesmo pela boca em um simples batom. Além dos testes de alergia e irritabilidade que são as maiores causas das notificações e reclamações de produtos cosméticos.
A escolha do cosmético ideal:
·                    Leia sempre o rótulo a fim de conhecer melhor as características do produto e se é indicado para o seu caso.
·                    Opte por cosméticos com Bases Biocompatíveis, que se integram perfeitamente à pele minimizando riscos de sensibilização: livres de parabenos, óleo mineral, propilenoglicol, conservantes liberadores de formol, como o DMDM Hidantoin e Imidazolidinil Urea, fragrância e corantes.
·                    Prefira bases mais encorpadas, que ofereçam o máximo de hidratação e nutrição, ricas em ômegas, que ajudam a recuperar a pele adequadamente.
·                    O pH de produto deve ser perto do natural da pele ou levemente ácido, em torno de 5,5.
·                    Ativos naturais e com certificação orgânica, por exemplo, podem oferecer uma segurança a mais nos cosméticos indicados para peles sensíveis.
·                    Busque produtos com ativos para hidratar, dessensibilizar, nutrir, recuperar, revitalizar e rejuvenescer.

 


Foto:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário