sábado, 13 de outubro de 2012

7 - Aspectos Tóxicos em Alimentos:



 
Toxicologia de alimentos é a ciência que estuda  natureza, fontes e formação de substâncias tóxicas em alimentos e bebidas, os seus efeitos nocivos, as manifestações e os limites de segurança dessas substâncias.

Substancias tóxica que ocorrem naturalmente:
·     Abaixo apresenta-se uma tabela sobre algumas toxinas presentes em plantas, sendo que para causar as doenças citadas precisa de uma grande concentração da toxina.
PLANTA
TOXINA
AÇÃO NO ORGANISMO
Batata e solonáceas
(a batata fica verde em presença da toxina)
 Solanina (insolúvel em água, e estável ao calor, o que dificulta a sua inativação em qualquer modo normal de cocção)
 inibidor da enzima acetil colina esterase, um componente chave para o sistema nervoso, tem-se encontrado sinais de alterações neurológicas após a ingestão da toxina a níveis próximos a 2,8 mg/Kg de peso.   
Mandioca brava
Linamarina (concentrações de 50mg HCN/100g, devida a atividade de duas enzimas: beta glicosidase e hidroxinitrila –liase)
Pode ocorrer uma condição neurológica degenetativa, chegando até à cegueira; isto é atribuído à uma interação entre a ingestão de cianeto e a deficiência de vitamina cobalamina (B12)
Espinafre e cenoura
Nitrito

Atividade cancerígena e mutagênica
Frutas e legumes em geral
Pesticidas
causar efeitos adversos ao sistema nervoso central e periférico, ter ação imunodepressora ou ser cancerígeno

·         Intoxicação com substâncias não biológicas:
 Proveniente da tecnologia para  crescimento acelerado e maior produtividade dos vegetais. Essa tecnologia requer constante aplicação em larga escala de fertilizantes, inseticidas, herbicidas, fungicidas,  pesticidas e antibióticos.

·         Aditivos alimentares: Os aditivos são usados nos alimentos com muitas finalidades, uma delas como conservante. O uso de aditivos químicos é o método mais comum, antigo e econômico de preservar alimentos. Muitos aditivos podem apresentar toxicidade lenta, como tem sido demonstrado em animais de laboratório, mas até agora, a relação causa e efeito na toxicidade humana não foi facilmente demonstrada.
IMPORTANTE:
            Para se ter uma boa alimentação deve conhecer a procedência desse alimento, para que não haja nenhuma toxina presente que possa causar dano ao organismo.

Bibliografia:
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=1202&assunto=T%C3%B3xicos/Intoxica%C3%A7%C3%B5es


Nenhum comentário:

Postar um comentário